Mamoplastia redutora é a cirurgia feita com a finalidade de reduzir o tamanho das mamas, envolvendo a remoção do excesso de gordura, tecido glandular e pele de modo a atingir um tamanho harmônico e proporcional ao corpo. Também é realizado um remodelamento da mama posicionando corretamente a aréola e proporcionando um formato natural.
O Dr. Marcelo Pacheco relata que o procedimento é realizado a partir de incisões nos seios para remover gordura, tecido mamário e pele em excesso, e ressalta que a técnica utilizada depende das especificidades anatômicas da paciente, do tamanho desejado, além de preferências estéticas pessoais.
A operação é feita com aplicação de anestesia geral e costuma durar entre 2 e 4 horas, sendo que na maioria dos casos o período de internação é de pelo menos 1 dia, possibilitando um melhor acompanhamento e observação.
Conforme evidencia o Dr. Marcelo, o pós-operatório envolve um prazo de pelo menos 15 dias de repouso e afastamento das atividades habituais e laborais, sendo que normalmente a paciente consegue fazer sua higiene pessoal por conta própria, desde que com movimentos muito suaves e cuidadosos. Também será necessário o uso de sutiã apropriado para o período de recuperação.
Os resultados já podem ser observados imediatamente após o procedimento, mas segundo o Dr. Marcelo é importante compreender que o inchaço diminui aos poucos e as cicatrizes resultantes passam por várias etapas até o momento final de maturação, em que se tornam bem pouco visíveis.