As pequenas bolsas de gordura que preenchem a região da bochecha recebem também a denominação de Bolsa de Bichat em homenagem ao anatomista francês que primeiro as descreveu ainda no século XIX. Conforme informações do Dr. Marcelo Pacheco, bichectomia, ou lipoplastia facial, é o nome dado para a intervenção cirúrgica que retira parte desse compartimento de gordura, visando a modificação do contorno facial.
Com fins estéticos na maioria dos casos, a bichectomia é uma cirurgia que busca principalmente a harmonização facial, deixando o rosto com uma aparência mais fina e alongada. Contudo, pode ser indicado também em casos em que o tamanho da bochecha possa levar à ocorrência de mordidas constantes, gerando traumas e dores na mucosa.
Esse é um procedimento bem simples e minimamente invasivo, além de poder ser realizado por meio da aplicação de anestesia local. Costuma durar cerca de 30 minutos e consiste em incisões do lado interno da bochecha para a retirada total ou parcial das estruturas gordurosas, de modo a não deixar cicatrizes visíveis.
Recomenda-se o uso de compressas geladas no local para reduzir o inchaço esperado após o procedimento e aliviar possíveis desconfortos, mas o retorno às atividades costuma ocorrer em um período curto de tempo. Ademais, o Dr. Marcelo comenta que também é indicado nos primeiros dias o consumo de alimentos que não exijam muita força na mastigação.