A ninfoplastia é uma cirurgia realizada na genitália externa feminina, visando reduzir os pequenos ou os grandes lábios e corrigir assimetrias em alguns casos.
O Dr. Marcelo Pacheco explica que esse é um procedimento comumente realizado quando as mulheres sentem desconforto ou mesmo constrangimento em relação ao aspecto da região íntima.
Em diversas situações a hipertrofia dos pequenos ou grandes lábios pode ocasionar dor ou desconforto durante o ato sexual, incômodos ao usar determinadas roupas ou até mesmo possibilitar o desenvolvimento de infecções no local devido à possibilidade de acúmulo de urina e bactérias na região.
Essa cirurgia se caracteriza por ser relativamente rápida, durando em média 60 minutos, e é feita com anestesia local, peridural ou geral, dependendo do caso. Além disso, os pontos utilizados costumam ser absorvidos pelo organismo.
A recuperação não costuma ser dolorosa, mas pode gerar certo desconforto por conta da sensibilidade da região. Por isso o Dr. Marcelo destaca a importância de seguir atentamente todas as recomendações médicas, que normalmente envolvem repouso, higienização do local, uso de roupas leves. Também devem ser evitadas atividades físicas e relações sexuais no primeiro mês após o procedimento.