A abdominoplastia é uma cirurgia que tem como objetivo a remoção do excesso de pele e flacidez da região do abdômen, além da eliminação de estrias em alguns casos.
De acordo com o Dr. Marcelo Pacheco, esse é um procedimento bastante procurado por mulheres que já tiveram uma ou mais gestações e pessoas que perderam muito peso, pois são casos comuns que resultam em flacidez e excesso de pele acumulada.
A cirurgia é feita a partir da demarcação na região do abdome e incisões em pontos determinados de modo a remover os excessos de pele e dobras indesejadas. Depois os cortes são fechados com suturas, fitas ou adesivos de pele.
O procedimento pode durar entre 3 e 5 horas, variando conforme as particularidades de cada caso, e a anestesia aplicada pode ser geral ou peridural. O Dr. Marcelo explica que o tempo de internação também pode variar, sendo normalmente de 1 a 2 dias.
A recuperação da abdominoplastia exige diversos cuidados e acompanhamento, sendo que no primeiro mês é fundamental não fazer esforços e tomar muito cuidado com a postura, evitando esticar totalmente o abdômen.
Esse tipo de procedimento exige também cuidados específicos, como a drenagem linfática – essencial para auxiliar na redução do inchaço e melhorar a cicatrização, além do uso de cinta pós-operatória, outro elemento fundamental no processo de recuperação.
O comprometimento do paciente é essencial para a excelência do resultado, que poderá ser melhor percebido a partir de 6 meses ou mais.