A blefaroplastia consiste na retirada da pele enrugada e flácida, tanto das pálpebras superiores quanto das inferiores.
O Dr. Marcelo Pacheco explica que, com o envelhecimento, é natural a pele perder parte de sua elasticidade, tornando-se flácida e com rugas. Portanto, esse procedimento costuma ser mais indicado para pessoas a partir dos 45 ou 50 anos de idade, visando diminuir a aparência cansada e envelhecida.
A remoção do excesso de pele palpebral, superior e/ou inferior, tem duração que pode variar entre 1 e 2 horas, a depender das condições relacionadas a cada paciente. O procedimento pode ser realizado em hospital ou mesmo na clínica a depender do grau de acometimento. É feito com aplicação de anestesia local ou geral, mas geralmente permite a liberação no mesmo dia da cirurgia.
Essa é uma técnica segura e com risco muito baixo de complicações, sendo comum apenas o aparecimento de pequenos hematomas, além de inchaço na região logo nos primeiros dias, mas que logo desaparecerão. Recomenda-se a aplicação de compressas frias sobre os olhos e a utilização de óculos de sol para proteção. O Dr. Marcelo Pacheco relata que a cicatriz da blefaroplastia é bem simples e não fica visível, podendo ser tranquilamente escondida nas dobras da pele ou sob os cílios.