O lifting de sobrancelhas é um procedimento para o levantamento ou reposicionamento da sobrancelha que pode ser realizado por meio de diferentes técnicas, entre as quais podemos incluir opções cirúrgicas. O grau de queda e o nível de flacidez da pele são fatores que influenciam na escolha da alternativa mais adequada para os melhores resultados de rejuvenescimento facial.
O procedimento cirúrgico vai utilizar técnicas pouco invasivas e com cortes mínimos, de forma a elevar e reposicionar a sobrancelha e a região do supercílio. De acordo com a opinião do Dr. Marcelo Pacheco, essa técnica pode corrigir assimetrias e diminuir o excesso de pálpebras, tornando o rosto mais harmonioso e melhorando o aspecto do olhar triste.
Através de técnicas cirúrgicas, o excesso de pele acima da sobrancelha é retirado e esta pode ser reposicionada, elevando suas partes central ou mais externa. Por ser mais simples, é um processo que pode utilizar anestesia local, de maneira que o paciente pode ser liberado apenas algumas horas após o procedimento, sem a necessidade de internação.
Quanto ao pós-operatório, o Dr. Marcelo ressalta que o processo de cicatrização é bem rápido e os pontos podem ser retirados dentro de uma semana. Recomenda-se nos primeiros 15 dias evitar a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos. Ademais, deve-se evitar o uso de maquiagens e hidratantes. Em pouco tempo a cicatriz se tornará imperceptível, pois ficará junto aos pelos da sobrancelha, sendo encoberta pelos fios ou mesmo com uma posterior micropigmentação.
O lifting de sobrancelhas pode ser recomendado tanto para pacientes jovens, com fins exclusivamente estéticos, quanto para pessoas já na faixa etária acima dos 45 anos, com o objetivo de corrigir os efeitos naturais do envelhecimento e melhorar a aparência do rosto. Importa ressaltar que a cirurgia não anula os efeitos da gravidade e do envelhecimento natural que, com o tempo, podem se manifestar.