Mento é o nome científico dado ao queixo. Já a mentoplastia é um procedimento cirúrgico simples e que pode contribuir para a harmonia facial e também para solucionar problemas de respiração. Como explica o cirurgião plástico Dr. Marcelo Pacheco, a mentoplastia apresenta fins estéticos e/ou funcionais e se realiza através do aumento ou da redução da projeção da região.
No primeiro caso, o procedimento é indicado para situações em que o maxilar superior encontra-se muito à frente dos dentes de baixo. Por outro lado, indica-se a segunda opção para casos nos quais os dentes inferiores encontram-se muito projetados com relação ao maxilar superior. Por isso recomenda-se a cirurgia apenas para pessoas maiores de 18 anos, considerando o regular desenvolvimento dos ossos da face.
Segundo relata o Dr. Marcelo, caso o desenvolvimento ósseo seja inferior ao normal, será necessária a inclusão de uma prótese no queixo. Nessa hipótese de inserção, poderá ser aplicada a anestesia local e sedação. Nas situações de retração ou avanço do osso, aplica-se a anestesia geral.
Os procedimentos não exigem uma preparação com grande antecedência e têm uma duração esperada entre 90 a 120 minutos. Em geral, o paciente receberá alta no mesmo dia e passará por uma rápida recuperação. É normal o surgimento de inchaço na região logo após a cirurgia, mas que não deve durar mais que dez dias.
Para não forçar muito o local no período inicial, recomenda-se o consumo de alimentos mais pastosos, além do uso de escova de dentes macia.